Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Senado espanhol suspende independentista catalão detido e a ser julgado

A câmara alta do parlamento espanhol, o Senado, suspendeu hoje o senador independentista catalão Raul Romeva, que está preso e a ser julgados pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação da Catalunha.

Senado espanhol suspende independentista catalão detido e a ser julgado
Notícias ao Minuto

14:24 - 29/05/19 por Lusa

Mundo Catalunha

A mesa do Senado tomou uma decisão idêntica à do Congresso dos Deputados (câmara baixa) das Cortes Gerais espanholas, que na sexta-feira já tinha suspendido quatro outros parlamentares que também estão sentados no banco dos acusados do processo que está a decorrer no Supremo Tribunal.

Os cinco políticos em questão foram eleitos nas legislativas realizadas em 28 de abril passado e o Tribunal Supremo espanhol tinha-os autorizado a deslocar-se, escoltados pela polícia, para tomarem posse dos seus cargos e participarem na sessão inaugural das duas câmaras, na terça-feira da semana passado.

Os cinco deputados suspensos fazem parte de um grupo de 12 independentistas suspeitos de terem cometido delitos de rebelião, desobediência e desvio de fundos públicos durante a tentativa de autodeterminação da região em 2017.

A fase de audiência de julgamento deverá terminar em 11 de junho e a sentença deverá ser lida em outubro ou novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório