Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Boris Johnson julgado por mentir na campanha para referendo do Brexit

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros vai enfrentar acusações de má conduta num cargo público.

Boris Johnson julgado por mentir na campanha para referendo do Brexit
Notícias ao Minuto

10:56 - 29/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Brexit

Boris Johnson vai ser julgado por ter mentido na campanha para o referendo do Brexit em 2016, avança a Sky News. O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros enfrenta acusações de má conduta num cargo público. 

A acusação contra Boris Johnson partiu de Marcus Ball, um empresário. Ball alega que Boris Johnson enganou os britânicos durante a campanha para o referendo do Brexit mas também na campanha para as legislativas de 2017. 

"A democracia exige uma liderança responsável e honesta por parte das pessoas que ocupam cargos públicos. A conduta de Boris Johnson foi irresponsável e desonesta. Foi, como dizemos, criminosa", afirmara anteriormente Marcus Ball. 

Este empresário alega que Johnson adulterou a quantia que o Reino Unido envia para Bruxelas semanalmente. "O Reino Unido nunca enviou, deu ou providenciou 350 milhões de libras (mais de 396 milhões de euros) por semana para a Europa", afiança. 

O advogado que representa Boris Johnson, Adrian Darbishire, considera que o seu cliente não fez nada de errado. "O senhor Johnson nega ter agido de forma imprópria ou desonesta em qualquer momento". 

Boris Johnson é considerado o principal favorito à sucessão de Theresa May, que vai deixar o cargo de primeira-ministra e a liderança do Partido Conservador no dia 7 de junho. 

[Notícia atualizada às 11h14]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório