Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

O último 'Gorila na Bruma' terá morrido

Poppy foi visto pela última vez em agosto do ano passado num parque nacional do Ruanda. Foi um dos animais estudados pela primatóloga Dian Fossey.

O último 'Gorila na Bruma' terá morrido
Notícias ao Minuto

10:47 - 29/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Animais

O último dos 'Gorilas na Bruma' terá morrido, de acordo com a organização sem fins lucrativos Fossey Fund. A gorila chamada Poppy, que teria feito 43 anos no dia 1 de abril, foi vista pela última vez por batedores em agosto do ano passado no Volcanoes National Park no Ruanda, adianta a CNN. 

Poppy nasceu nove anos depois de Dian Fossey ter montado acampamento neste parque, em 1967, para estudar a população de gorilas da montanha, que estava a desaparecer. 

A famosa primatóloga foi assassinada no Ruanda há mais de 30 anos, mas o seu trabalho de pesquisa e estudo destes gorilas continuou através da Fossey Fund. 

O grupo de gorilas da montanha estudados por Dian Fossey recebeu a designação de 'Gorilas na Bruma' devido ao título do livro que a primatóloga escreveu, que posteriormente foi adaptado ao cinema com um filme com o mesmo nome. 

"Ter a possibilidade de observar a Poppy em diferentes fases da sua vida resultou numa riqueza de conhecimento para os primatólogos. Ela ensinou-nos tanto sobre a vida reprodutiva e socialmente rica das gorilas fêmeas, a sua estrutura dominante, e claro, sobre as suas personalidades", pode ler-se num comunicado de Tara Stoinski, presidente da Fossey Fund. 

Quando Fossey chegou às montanhas de Virunga em 1967, a população de gorilas da montanha era de apenas 240 espécimes. Desde então, a população não parou de crescer. O último censo que data de junho de 2016 dava conta da existência de 604 gorilas da montanha em Virunga. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório