Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Síria: Ataques aéreos na província de Idlib provocam sete mortos

Pelo menos sete civis, incluindo três crianças, morreram hoje na sequência de ataques aéreos do regime sírio contra a província de Idlib, o último grande bastião 'jihadista' no noroeste do país, indicou uma organização não-governamental (ONG).

Síria: Ataques aéreos na província de Idlib provocam sete mortos
Notícias ao Minuto

15:18 - 28/05/19 por Lusa

Mundo ONG

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), os ataques aéreos realizados pelo regime sírio visaram várias áreas de Idlib, incluindo a região de Jabal Zawiya, no sudeste da província.

Na segunda-feira, 19 civis, incluindo seis crianças, morreram em ataques similares, indicou o OSDH acrescentando que, no domingo, foram identificados outros 12 civis mortos.

O atual balanço eleva para 38 o número de civis mortos em dois dias.

O regime do Presidente Bashar al-Assad e o seu aliado russo intensificaram desde o final de abril os bombardeamentos contra a província de Idlib e os territórios rebeldes adjacentes, como o norte da província de Hama, controlados pelo Hayat Tahrir al-Sham (HTS, antigo ramo sírio da Al-Qaida) e por outros grupos extremistas.

A província de Idlib foi alvo de um acordo em setembro de 2018 entre Moscovo e Ancara, que apoia alguns grupos rebeldes, sobre uma "zona desmilitarizada" em Idlib, que devia separar os territórios dos insurgentes das zonas governamentais e garantir uma paragem das hostilidades na região.

Desde o final de abril, mais de 260 civis, incluindo cerca de 60 crianças, morreram na escalada da violência na província de Idlib.

Mais de 200.000 pessoas foram deslocadas durante o mesmo período, segundo a ONU.

A Síria tem sido devastada por uma guerra desde meados de 2011 que já causou mais de 370.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório