Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

EUA também espiaram países que cooperaram com Chávez

Em 2007 a Venezuela fazia parte de uma lista de "alvos permanentes" de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, segundo documentos divulgados domingo pelo diário norte-americano New York Times.

EUA também espiaram países que cooperaram com Chávez
Notícias ao Minuto

06:33 - 04/11/13 por Lusa

Mundo Escutas

Os documentos fazem parte de um relatório oficial, compilado pelo ex-analista da CIA, Edward Snowden e cedido àquele jornal pelo diário britânico The Guardian.

"A Venezuela, por exemplo, foi um dos seis "alvos permanentes" na lista oficial da missão da NSA, de 2007, conjuntamente com a China, a Coreia do Norte, o Iraque, o Irão e a Rússia", explica o jornal.

Num longo artigo intitulado "Documentos da NSA mostram os esforços para espiar inimigos e aliados" o New York Times explica que o presidente da altura, George W. Bush, concorria, pela influência na América Latina, com o líder da Venezuela Hugo Chávez, que se aliou a Cuba.

O objetivo da agência norte-americana era impedir a Venezuela de atingir os seus objetivos de liderança regional e de manter políticas que prejudicassem os interesses globais dos Estados Unidos.

Por outro lado, precisa o texto, que uma breve apresentação de PowerPoint, datada de agosto de 2010, revela que a NSA vigiava de perto "os milhares de milhões de dólares que a China emprestava à Venezuela, para sistemas de radares e de perfuração petrolífera".

Também os empréstimos da "Rússia, para mísseis e aviões de combate" e do "Irão, para uma fábrica de aviões não tripulados" foram acompanhados.

Segundo o New York Times, os Estados Unidos espiaram ainda as contas de email do pessoal do Ministério das Finanças e das dez principais autoridades económicas da Venezuela.

"Um funcionário da NSA, no Texas, foi pago todos os dias para ler as mensagens privadas de burocratas venezuelanos à procura de boatos que pudessem oferecer alguma pequena vantagem política", sustenta a notícia do jornal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório