Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Autoridades dos EUA temem que 'El Chapo' esteja a planear fuga da prisão

Em causa estão pedidos recentes feitos pelos advogados do narcotraficante, entre os quais se destaca o de mais tempo para exercício físico.

Autoridades dos EUA temem que 'El Chapo' esteja a planear fuga da prisão
Notícias ao Minuto

11:37 - 27/05/19 por Fábio Nunes

Mundo El Chapo

Conhecido pelas suas ousadas figuras, mesmo a partir da prisão, Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán pode estar a planear nova fuga. Pelo menos é isso que suspeitam as autoridades norte-americanas. O The Washington Post dá conta que os recentes pedidos da equipa de advogados fizeram soar o alarme das autoridades.

Os advogados de ‘El Chapo’ alegam que o cliente está a revelar sintomas de “fadiga mental”, de “privação de sono e que está a sofrer de “enxaquecas e dores nos ouvidos diárias”. Como tal, no início do mês enviaram uma carta ao juiz Brian Cogan no qual pediram duas horas de exercício físico, autorização para que possam ser compradas seis garrafas de água por semana e proteções para os ouvidos.

“Esta privação de luz solar e de ar fresco, devido a um período excessivo de 27 meses de detenção, está a deixar cicatrizes psicológicas”, escreveram os advogados de ‘El Chapo’, que sublinham as “cruéis condições e o castigo invulgar”, que dizem violar a oitava emenda da Constituição dos EUA.

Mas os procuradores federais não ficaram sensibilizados por estes alegados problemas do antigo líder do cartel de Sinaloa. O governo norte-americanos opôs-se a todos os pedidos, considerando que faziam parte de um plano a fuga de ‘El Chapo’ ou para silenciar vítimas que estejam a cooperar com a justiça.

Em fevereiro, o narcotraficante foi condenado pela justiça norte-americana por dez crimes de tráfico de droga e de conspiração para cometer homicídios. Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán enfrenta várias penas de prisão perpétua. A sentença será conhecida no próximo mês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório