Meteorologia

  • 17 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Polícia iraniana deteve 30 pessoas numa aula particular de yoga

As autoridades iranianas consideraram que as pessoas que participavam na aula vestiam "roupa inapropriada" e "comportavam-se inapropriadamente". Além disso, a lei islâmica não permite atividades desportivas mistas.

Polícia iraniana deteve 30 pessoas numa aula particular de yoga

A polícia deteve 30 pessoas numa aula particular de yoga na cidade de Gorgan, no norte do Irão. Massoud Soleimani, do departamento de justiça local, explicou que um dos motivos que levou às detenções foi o facto de se tratar de uma aula mista. A lei islâmica no Irão não permite a prática de atividades desportivas entre pessoas de sexos diferentes.

A BBC adianta que Soleimani também referiu que o instrutor de yoga não tinha uma licença para aula e que promoveu-a no Instagram. O responsável local de justiça acrescentou ainda que os participantes na aula de yoga vestiam “roupa inapropriada” e “comportavam-se inapropriadamente”.

O ensino profissional de yoga foi banido no país. Já em 2017, as autoridades iranianas proibiram a prática de zumba, assim como qualquer tipo de “instrução com movimentos harmoniosos ou nas quais o corpo se agite”.

Assim que a notícia das detenções na aula de yoga se tornou pública, gerou-se uma revolta nas redes sociais. Algumas pessoas admitiram que já cancelaram os seus planos para fazerem aulas de yoga, outros mostraram uma posição mais dura face ao que é permitido fazer na República Islâmica.

“Acho que as autoridades precisam de nos dizer o que podemos fazer neste país”, escreveu uma pessoa no Twitter.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório