Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

'À boleia' das autárquicas, Europeias em Espanha veem abstenção descer

Em Espanha este domingo também é dia de ir às urnas mas não há só Europeias para decidir.

'À boleia' das autárquicas, Europeias em Espanha veem abstenção descer
Notícias ao Minuto

14:40 - 26/05/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Eleições Europeias

A afluência às urnas nas eleições europeias em Espanha, até às 14h (13h em Lisboa), foi de 34,71%, 10 pontos percentuais acima da de 2014, explicado pelo efeito de "arrasto", por se realizarem ao mesmo tempo das municipais e regionais.

Por outro lado, e também segundo os dados fornecidos pelo Ministério espanhol do Interior (Administração Interna), a taxa de participação nas eleições municipais é, até à mesma hora, de 35,20%, um pouco mais do que a taxa da última consulta, realizada em 2015.

O secretário de Estado da Comunicação do Governo espanhol, Miguel Ángel Oliver, sublinhou, quando apresentou estes dados, que o aumento da participação nas europeias estava a ser influenciado pela sua realização ao mesmo tempo das municipais.

As eleições europeias de hoje realizam-se a par das municipais em todo território espanhol, tendo ainda lugar consultas para os parlamentos regionais em 12 das 17 comunidades autónomas espanholas -- ficam de fora Galiza, País Basco, Catalunha, Andaluzia e comunidade Valenciana.

Mais de 37 milhões de eleitores são chamados a eleger os 54 deputados espanhóis ao Parlamento Europeu, numa votação em que cerca de 400 milhões de cidadãos dos 28 países da União Europeia vão eleger um total de 751 eurodeputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório