Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Tsunami tirou-lhes os pais. Agora constroem escolas para crianças órfãs

'Orphans to Orphans' é o nome do projeto criado por dois irmãos britânicos que perderam os pais no Sri Lanka em 2004.

Tsunami tirou-lhes os pais. Agora constroem escolas para crianças órfãs
Notícias ao Minuto

22:55 - 25/05/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Superação

Tinham 15 e 17 anos quando o tsunami de dezembro de 2004 devastou o Sri Lanka e muitas famílias, incluindo a deles.

Paul e Rob Forkan, de nacionalidade britânica, perderam os pais nesse fatídico dia em que viram uma “grande muralha de água” a atingir o resort onde estavam de férias com a família.

Kevin e Sandra Forkan, os pais, foram identificados três meses depois entre os cerca de 230 mil mortos à passagem do tsunami por vários países do Índico. Paul, Rob e mais dois irmãos conseguiram sobreviver com ferimentos ligeiros. 

Volvidos 15 anos, a “dor” é ainda uma constante diária, disseram à BBC, mas não quiseram deixar que isso o parasse. Os dois idealizaram um projeto para transformar a realidade das crianças orfãs através da educação, investindo na construção de escolas.

A inciativa ‘Orphans to Orphans’ (de órfãos para órfãos, em português) é uma espécie de homenagem aos pais. O objetivo, revelam, é “abrir o máximo de escolas possível”.

Até agora, já construíram uma escola no Sri Lanka e outra no Malawi, prevendo-se a abertura de mais duas ainda este ano, uma no Nepal e outra no Brasil. Seguir-se-ão a Índia, país onde a família iniciou a viagem que acabaria de forma trágica quatro anos depois.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório