Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Bruxelas e EUA apelam à oposição na Albânia para protestos pacíficos

A União Europeia, os Estados Unidos e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa apelaram hoje à oposição, na Albânia, para evitar a violência nos protestos e pediram que as negociações resolvam o impasse político do país.

Bruxelas e EUA apelam à oposição na Albânia para protestos pacíficos
Notícias ao Minuto

18:35 - 25/05/19 por Lusa

Mundo Apelo

A oposição de centro-direita liderada pelo Partido Democrata organizava um protesto hoje, exigindo que o primeiro-ministro socialista Edi Rama renuncie e que um gabinete transitório realize eleições antecipadas.

Os protestos, que acontecem desde meados de fevereiro, tornaram-se violentos, com os partidos da oposição a lançarem bombas incendiárias aos agentes da autoridade e a polícia a responder com gás lacrimogéneo.

Um comunicado da delegação da União Europeia em Tirana condenou a violência, instando todos os lados a manterem conversações para encontrarem "uma saída para a atual situação política".

Também a embaixada dos Estados Unidos em Tirana apelou a que todos os lados "neguem a violência e se empenhem num diálogo construtivo".

A oposição, que acusa o primeiro-ministro de corrupção e ligações ao crime organizado, recusou-se a conversar com Edi Rama, a menos que ele renuncie.

Os socialistas que governam negam as alegações e dizem que os protestos violentos da oposição estão a prejudicar a imagem do país.

O presidente Ilir Meta também pediu à oposição que realize protestos pacíficos, defendendo que "serviriam melhor o futuro europeu da Albânia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório