Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Aliados de Trump partilharam vídeos adulterados de líder democrata

Vídeos adulterados são um dos riscos em crescendo na atualidade.

Aliados de Trump partilharam vídeos adulterados de líder democrata
Notícias ao Minuto

19:49 - 24/05/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nancy Pelosi

Um vídeo adulterado viralizou entre os apoiantes de Donald Trump, tendo sido partilhado por vários aliados do presidente dos Estados Unidos, entre eles o seu advogado e antigo 'mayor' de Nova Iorque, Rudy Giuliani.

Em causa estão afirmações de Nancy Pelosi, a líder dos democratas na Câmara dos Representantes,  proferidas na quarta-feira num evento organizado pelo Center for American Progress (centro para o progresso americano).

A página no Facebook intitulada PoliticsWatch Dog partilhou um vídeo adulterado. As palavras de Pelosi eram as mesmas mas o vídeo foi trabalhado para correr mais devagar, o que serviu para, de forma falaciosa, sugerir que a democrata estaria alcoolizada ou com problemas de discurso. Para tal, o vídeo foi alvo de edição para que corresse a apenas 75% da velocidade original.

O caso foi denunciado pelo Washington Post, que adianta que o vídeo falso conseguiu milhões de partilhas e visualizações, entre Facebook, Twitter e YouTube.

O Huffington Post nota que Giuliani partilhou o mesmo vídeo adulterado entre uma série de tweets em que fala de "integridade" e "honestidade", isto numa altura em que já circulava nos principais meios a informação de que o vídeo era falso. 

Saliente-se que o vídeo adulterado surgiu já após uma reunião entre democratas e republicanos que terminou de forma abrupta após divergências entre Nancy Pelosi e Donald Trump.

O Facebook optou por não tirar do ar o vídeo adulterado.

O The Guardian partilhou um vídeo onde a versão original e a versão adulterada surgem comparadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório