Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Protestos na sequência de agressões da polícia a jovem detido

Cyprian Luke foi esmurrado várias vezes quando já estava no chão a ser imobilizado pelos agentes. Dezenas de pessoas acusaram a polícia de Dover de racismo.

Notícias ao Minuto

19:54 - 23/05/19 por Fábio Nunes

Mundo EUA

Na sequência de mais um caso de violência policial nos Estados Unidos, voltaram a registar-se protestos contra a atuação da polícia, neste caso a força de Dover, em New Jersey.

No passado domingo à noite, dezenas de pessoas juntaram-se no exterior da esquadra de Dover e protestaram contra as agressões de que Cyprian Luke, um jovem afro-latino, foi vítima.

De acordo com o The New York Times, empunhavam cartazes onde se podia ler ‘Parem com o racismo agora’ enquanto cantavam “Não seremos silenciados! A polícia é violenta!”.

Cyprian Luke foi abordado por agentes na madrugada desse domingo. A polícia tinha um mandado de detenção para o jovem pela violação de uma ordem de restrição este mês, depois de ter agredido uma mulher em fevereiro.

Não são conhecidos muitos pormenores quanto ao que aconteceu antes das imagens do vídeo captado por Marcus Robinson, um amigo de Cyprian. Mas, quando o vídeo começa o jovem já está no chão a ser imobilizado pelos agentes da polícia e depois é repetidamente esmurrado na cara, com os agentes a gritarem “Para de resistir”. Um dos agentes chega mesmo a pressionar o cotovelo na cara de Cyprian, e depois voltam a esmurrá-lo.

Nas imagens vê-se ainda o jovem a sangrar da boca e com um corte por cima do sobrolho direito. Cyprian acaba por ser levado para um carro da polícia e é detido. Está acusado de resistir à detenção e de dar falsas informações à polícia.

A sua mãe, Mary Yurley, disse que esta foi uma experiência “traumatizante” para o filho, mas frisa que ele “foi abençoado” pois “podia ter sido morto”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório