Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Índia. Nacionalistas hindus de Modi reivindicam vitória nas legislativas

Os nacionalistas hindus, atualmente no poder na Índia, reivindicaram hoje a vitória nas eleições legislativas indianas, quando as primeiras informações da contagem de votos dão vantagem ao partido do primeiro-ministro, Narendra Modi.

Índia. Nacionalistas hindus de Modi reivindicam vitória nas legislativas
Notícias ao Minuto

11:50 - 23/05/19 por Lusa

Mundo Índia

"A Índia ganhou novamente!", escreveu no Twitter o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que concorre a um segundo mandato como chefe de Governo da Índia, país com 1,3 mil milhões de habitantes.

"Esta grande vitória é a vitória da fé das pessoas nos cinco anos de liderança progressiva e forte do primeiro-ministro Modi", publicou na mesma rede social Amit Shah, o líder do Bharatiya Janata Party (BJP, partido de Modi) e braço direito do chefe de Governo.

Às 14h45 locais (10h15 em Lisboa), o BJP estava à frente na contagem dos votos, em 299 círculos eleitorais, de acordo com o site da Comissão Eleitoral indiana.

Espera-se que o BJP mantenha a maioria parlamentar de 272 cadeiras, uma situação incomum na história política indiana, bastante acostumada a amplas coligações.

Em contraste, o Partido do Congresso, a principal força da oposição, vai liderando em apenas 50 círculos.

A câmara baixa do Parlamento indiano conta 542 lugares, sendo que para formar governo um partido ou coligação precisa de 272 assentos.

A contagem dos votos arrancou às 8h00, depois de um escrutínio organizado em sete fases.

Durante seis semanas, entre abril e maio, 67% dos 900 milhões de eleitores indianos participaram na maior eleição já realizada no país.

As eleições tiveram início em 11 de abril, e foram vistas como um referendo a Modi, cujas reformas económicas não tiveram grande êxito, mas que é muito popular no país.

Com 68 anos, o filho de um vendedor de chá em Gujarat (oeste) chegou ao poder em 2014 e enfrentou neste escrutínio vários poderosos partidos regionais e o Partido do Congresso, liderado pelo herdeiro da dinastia política Nehru-Gandhi, Rahul Gandhi.

De acordo com várias sondagens, divulgadas no domingo, Modi e o BJP vão conseguir um novo mandato de cinco anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório