Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos três mortes devido ao mau tempo nos EUA

O mau tempo que está a atingir os Estados do Iowa, Kansas, Missouri e Oklahoma, nos Estados Unidos, com tempestades severas, já provocou pelo menos três mortos, prevendo-se hoje um agravamento das condições meteorológicas.

Pelo menos três mortes devido ao mau tempo nos EUA
Notícias ao Minuto

21:00 - 22/05/19 por Lusa

Mundo EUA

Moradores de algumas cidades de Oklahoma e Kansas já foram alertados pelas autoridades para abandonarem as suas casas, devido à subida das águas, num dia em que está previsto condições meteorológicas mais adversas, em especial da chuva.

O rio Arkansas está perto de atingir máximos históricos, enquanto os rios Missouri e Mississippi continuam a subir depois de vários dias de mau tempo, que provocou dezenas de tornados.

"A maior preocupação é o aumento da chuva", disse Kevin Stitt, governador de Oklahoma, depois de sobrevoar as zonas afetadas pelo mau tempo.

As autoridades estão a apelar aos moradores de Sand Springs, Fort Gibson e Webbers Falls, todas nos arredores de Tulsa, ao longo do rio Arkansas, a abandonarem os locais.

Também no Kansas, na cidade de Iola, as autoridades alertaram os residentes para saírem e procurarem refúgio num abrigo de emergência criado numa faculdade local.

O mau tempo provocou várias inundações, obrigou ao corte de estradas e à interrupção do serviço ferroviário, com as autoridades a confirmarem a morte de pelo menos três pessoas.

Uma mulher morreu depois de a sua casa ter sido atingida por um tornado e outras duas pessoas morreram num acidente rodoviário provocado pela chuva forte, estando em investigação uma possível quarta vítima mortal, que se terá afogado.

"A chuva continua a saturar os solos que já estão saturados, especialmente perto dos rios. Simplesmente não há lugar para a água ir", disse o climatologista do Estado de Oklahoma, Gary McManus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório