Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Andrea Leadsom é a mais recente demissão no governo de May

A representante do governo no parlamento britânico demitiu-se devido aos receios que tem com o plano da primeira-ministra para o Brexit.

Andrea Leadsom é a mais recente demissão no governo de May
Notícias ao Minuto

19:47 - 22/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Brexit

A representante do governo de Theresa May na Câmara dos Comuns apresentou a demissão esta quarta-feira. A BBC avança que Andrea Leadsom deixa o governo por já não confiar na forma como o executivo britânico está a conduzir o processo do Brexit. 

Na carta que escreveu à primeira-ministra, Andrea Leadsom afirma não acreditar que o "Reino Unido seja um país verdadeiramente soberano tendo em conta o acordo que foi agora proposto". 

Leadsom considerou ainda que realizar um novo referendo pode ser "perigosamente divisivo" e admite opor-se a que o governo "facilite de forma voluntária esta concessão". 

Como se o processo do Brexit já não estivesse a ser difícil o suficiente de gerir e de gerar consenso, Theresa May enfrenta uma oposição cada vez maior no seio do Partido Conservador. 

Alguns dos membros do governo afirmaram à BBC que este é o "fim da linha" para Theresa May como primeira-ministra. 

Esta é  36ª demissão de um membro do governo desde que May é primeira-ministra. 21 dessas demissões foram motivadas pelo Brexit.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório