Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Duterte quer devolver contentores de lixo ao Canadá

O presidente filipino ameaça deixar os 69 contentores nas águas territoriais canadianas.

Duterte quer devolver contentores de lixo ao Canadá
Notícias ao Minuto

20:42 - 22/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

O presidente das Filipinas Rodrigo Duterte deu ordens para que o seu governo contrate uma empresa de navios de carga para enviar 69 contentores com lixo de volta para o Canadá. De acordo com a Reuters, um porta-voz do líder filipino afirmou esta quarta-feira que se o governo canadiano não aceitar receber de volta o lixo, os contentores serão abandonados em águas territoriais do Canadá.

“As Filipinas como uma nação independente e soberana não devem ser tratados como lixo por uma nação estrangeira. Obviamente, o Canadá não está a levar este assunto ou o nosso país a sério. O povo filipino sente-se bastante insultado pelo facto do Canadá nos tratar como um lugar para despejar o lixo”, realçou o porta-voz presidencial Salvador Panelo.

O lixo foi exportado para as Filipinas em 2013 e 2014 e o governo liderado por Justin Trudeau refere que esta foi uma transação comercial feita sem o consentimento do governo. No entanto, já aceitou receber o lixo de volta e os dois países até estavam a tratar dos trâmites legais para procederem à transferência do lixo.

Mas o Canadá falhou o prazo estabelecido por Manila para o passado dia 15 de maio, o que por sua vez levou o governo filipino a ordenar que os seus representantes diplomáticos saíssem do Canadá, o que se concretizou na semana passada, e motivou esta nova tomada de posição.

Esta quarta-feira, o Canadá revelou que já contratou uma empresa para “trazer em segurança o lixo de volta ao Canadá o mais rapidamente possível”.

Esta não é a única disputa recente entre o Canadá e as Filipinas. No ano passado, o governo de Manila cancelou um negócio de compra de 16 helicópteros militares no valor de 223 milhões de dólares (cerca de 200 milhões de euros). Tudo porque o executivo de Ottawa mostrou-se preocupado que os helicópteros fosse usados para combater os rebeldes nas Filipinas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório