Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Cimeira dos 70 anos da NATO marcada para 03 e 04 de dezembro em Londres

A próxima cimeira da NATO vai decorrer em Londres nos dias 03 e 04 de dezembro para os 70 anos da Aliança, anunciou hoje o seu secretário-geral, Jens Stoltenberg, em comunicado.

Cimeira dos 70 anos da NATO marcada para 03 e 04 de dezembro em Londres
Notícias ao Minuto

18:58 - 22/05/19 por Lusa

Mundo NATO

"A próxima cimeira dos dirigentes da Aliança vai decorrer a 03 e 04 de dezembro em Londres (...) Espero que a cimeira seja frutuosa", disse.

Jens Stoltenberg está de visita a Londres onde se encontrou no final do dia com a ministra da Defesa britânica, Penny Mordaunt. Na quinta-feira deve participar numa conferência sobre cibersegurança.

Stoltenberg precisou ter discutido na semana passada os preparativos da cimeira com Theresa May. Foi nessa ocasião que ficaram decididas as datas da cimeira.

"A reunião de Londres será a ocasião para os chefes de Estado e de governo dos países aliados abordarem os desafios atuais e futuros em termos de segurança e assegurar que a NATO continua a adaptar-se para garantir a segurança da sua população de cerca de mil milhões de pessoas", explicou no início de fevereiro durante o anúncio da realização da cimeira em Londres, sem precisar as datas.

A NATO deve preparar-se para "viver num mundo sem tratado de desarmamento nuclear" na Europa e "com uma Rússia que continua a desenvolver mísseis" capazes de atingir cidades europeias, advertiu.

Os EUA denunciaram uma violação do tratado sobre armas nucleares de alcance intermédio (INF) concluído em 1987 com Moscovo, e anunciaram em 02 de fevereiro a decisão de se retirarem do acordo.

A Rússia desmentiu estas alegações e no mesmo dia decidiu suspender a sua participação neste tratado e anunciou o desenvolvimento de novos mísseis balísticos.

O Reino Unido, anfitrião da cimeira aliada, sede do primeiro quartel-general da NATO, deverá entretanto abandonar a UE e tornar-se num país terceiro para os seus antigos parceiros.

"O 'Brexit' vai alterar a relação do Reino Unido com a União Europeia, mas não com a NATO", susteve Stoltenberg.

A escolha de Londres para acolher a cimeira do 70.º aniversário é "natural", referiu. "O Reino Unido é um dos doze membros fundadores da NATO em 1949, acolheu a sua primeira sede e o primeiro secretário-geral da Aliança era britânico", recordou.

"O Reino Unido desempenhou um papel central ao longo da história da NATO, porque se adaptou para enfrentar as novas e complexas ameaças para a nossa segurança", declarou em fevereiro Theresa May através de um comunicado.

"A reunião de dezembro é uma ocasião importante para discutir as medidas que devemos agora adotar para modernizar a Aliança", acrescentou na ocasião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório