Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Japão tem um apelo a fazer ao mundo: "Digam os nossos nomes corretamente"

No Japão, o apelido vem primeiro do que o nome próprio, mas essa regra raramente é aplicada a nível internacional.

Japão tem um apelo a fazer ao mundo: "Digam os nossos nomes corretamente"
Notícias ao Minuto

19:22 - 22/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Japão

O governo japonês quer fazer um pedido especial, embora simples, ao mundo. O pedido é para que os nomes dos japoneses sejam pronunciados e escritos corretamente. Isto porque no Japão o nome de família é o primeiro nome e só depois vem o nome próprio. Tal como sucede na China e nas Coreias.

No entanto, internacionalmente, os nomes japoneses são ditos e escritos ao contrário, com nome próprio primeiro. Segundo a CNN, esta foi uma prática adotada durante a era Meiji como parte de uma tentativa de internacionalização, mas acabou por se tornar a norma.

No mês em que se inicia a era Reiwa, o governo nipónico pretende resolver esta questão. Em declarações aos jornalistas esta terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Taro Kono, disse esperar que a partir de agora o nome do primeiro-ministro japonês seja pronunciado de forma correta como “Abe Shinzo, tal como o presidente chinês Xi Jinping e o presidente sul-coreano Moon Jae-In”.

“Eu planeio fazer um pedido aos media internacionais”, acrescentou o ministro. Taro Kono fez menção a um pedido feito há 20 anos, mas que não resultou. Agora espera que essa mudança aconteça. Para que em vez de se dizer e escrever Shinzo Abe, se diga e escreva Abe Shinzo e que o mesmo seja aplicado aos nomes japoneses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório