Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Aumenta o número de tigres de Bengala no Bangladesh

O número de tigres num santuário de vida selvagem em Sundarbans, no Bangladesh, aumentou pela primeira vez em 15 anos, após uma campanha contra a caça na maior floresta de mangue do mundo, anunciaram hoje as autoridades.

Aumenta o número de tigres de Bengala no Bangladesh
Notícias ao Minuto

17:48 - 22/05/19 por Lusa

Mundo Animais

Um recenseamento realizado pelo Ministério das Florestas revelou que o número de tigres de Bengala atingiu os 114 indivíduos, número superior ao de 2015, que era de 106 animais.

O aumento de 8% "é um grande sucesso", disse o ministro das Florestas Shabab Uddin.

Os dados revelam que "os nossos atuais programas e estratégias de conservação são eficazes", disse Shafiul Alam, oficial de conservação florestal, à imprensa.

O censo foi realizado através de câmaras de vigilância numa área de 1.656 quilómetros quadrados de florestas.

A pesquisa de 2015, que registou 106 tigres, menos de um quarto dos 440 que habitavam na mesma área em 2004, causou um alerta.

Isto fez com que o governo de Daca tomasse as medidas necessárias, incluindo a duplicação da área protegida para garantir a sobrevivência dos tigres pelo encolhimento do habitat e uma campanha das forças de elite contra os caçadores furtivos.

A área protegida era limitada a 23% da floresta, com os moradores e turistas a terem acesso ao restante espaço, dividido entre os territórios da Índia e do Bangladesh.

Cerca de 200 contrabandistas entregaram as suas armas à polícia em troca de dinheiro, assistência jurídica e telemóveis, embora dezenas tenham sido mortos.

Em agosto de 2015,a polícia matou seis caçadores furtivos e descobriu peles de três tigres de Bengala adultos.

"A caça ilegal é uma das principais razões para o declínio da população de tigres", disse Alam.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório