Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Bulgária e Grécia criam gasoduto para reduzir dependência do gás russo

O primeiro-ministro da Bulgária, Boris Borisov, e o seu homólogo da Grécia, Alexis Tsipras, inauguraram hoje a construção de um gasoduto que transportará gás do Azerbaijão, no Mar Cáspio, e que reduzirá a dependência búlgara do gás russo.

Bulgária e Grécia criam gasoduto para reduzir dependência do gás russo
Notícias ao Minuto

14:44 - 22/05/19 por Lusa

Mundo Projeto

O projeto possui uma importância estratégica, não apenas para Sófia e Atenas, mas "para toda a Europa", disse Borisov citado em comunicado oficial.

Na cerimónia que decorreu na localidade de Kirkovo, a cinco quilómetros da fronteira com a Grécia, os dois chefes de governo presenciaram o início da construção da conduta de 182 quilómetros que vai ligar os sistemas de aprovisionamento de gás dos dois países vizinhos dos Balcãs.

Este projeto, avaliado em 220 milhões de euros e com uma capacidade de entre 3.000 e 5.000 milhões de metros cúbicos por ano, deverá ficar operacional em 2020, informou o ministério da Energia búlgaro.

"Com este projeto, iniciamos a criação de um nó energético nos Balcãs. Grande parte dos volumes de gás chegarão através do gasoduto Transadriático (TAP, na sigla em inglês)", disse Tsipras.

O TAP, um consórcio de diversas empresas, partirá da fronteira grego-turca em Kipoi e cruzará a Grécia, Albânia e o Mar Adriático, antes de alcançar o sul da Itália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório