Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Chanceler austríaco enfrenta na segunda-feira uma moção de censura

O presidente do parlamento austríaco marcou hoje para segunda-feira, 27 de maio, a votação de uma moção de censura apresentada pela oposição contra o chanceler Sebastian Kurz, enfraquecido com a partida dos seus parceiros de extrema-direita do FPO.

Chanceler austríaco enfrenta na segunda-feira uma moção de censura
Notícias ao Minuto

12:17 - 21/05/19 por Lusa

Mundo Polémica

Wolfgang Sobotka, que como Kurz pertence ao partido OVP, precisou que tinha considerado preferível "para uma discussão calma e factual" que a moção fosse examinada após o escrutínio europeu de domingo.

Depois da queda no sábado da coligação governamental entre direita e extrema-direita, devido a um vídeo comprometedor para o líder nacionalista Heinz-Christian Strache, a crise política tem aumentado e ameaça agora o chanceler Sebastian Kurz.

A moção de censura foi apresentada pelo pequeno partido ecologista Jetzt, mas os sociais-democratas e o partido de extrema-direita FPO não excluíram apoiá-la, o que lhes permitiria constituir uma maioria para fazer cair o chefe do governo antes das legislativas antecipadas previstas para setembro.

As legislativas foram convocadas pelo chanceler após a divulgação de extratos de um vídeo onde o líder do FPO, Heinz-Christian Strache, foi filmado, por uma câmara oculta, a prometer a uma suposta sobrinha de um milionário russo, alguns meses antes das eleições legislativas austríacas de 2017, a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro e mediático ao seu partido.

O escândalo veio perturbar a cena política austríaca a alguns dias das eleições europeias e levou à demissão de Strache de todos os seus cargos, incluindo o de vice-chanceler, e posteriormente à saída do governo de todos os ministros do FPO.

Responsáveis da oposição consideram que o chanceler Kurz, líder do partido conservador OVP, deve também devolver o seu mandato antes das legislativas antecipadas de setembro.

"Queremos que o conjunto do governo de transição seja composto por especialistas, pois consideramos que apenas esta solução pode trazer confiança e estabilidade nesta fase difícil", indicaram hoje os sociais-democratas do SPO.

O Partido da Liberdade da Áustria (FPO) integrava, juntamente com o Partido Popular Austríaco (OVP), o executivo austríaco desde 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório