Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Multimilionário mudou-se para a fronteira para ajudar venezuelanos

Carlos Wizard Martins tem ajudado com o acolhimento dos refugiados que atravessam a fronteira para o Brasil.

Multimilionário mudou-se para a fronteira para ajudar venezuelanos
Notícias ao Minuto

20:27 - 20/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Venezuela

A crise na Venezuela gerou uma nova onda de imigração. Muitos têm sido os venezuelanos que atravessam a fronteira rumo ao Brasil para procurarem um vida melhor. Atento às dificuldades destas pessoas, um dos homens mais ricos do mundo, Carlos Wizard Martins, mudou-se com a sua esposa, Vânia Martins, para Boa Vista, a capital do estado de Roraima que fica perto da fronteira com a Venezuela.

O multimilionário tem ajudado no acolhimento dos refugiados venezuelanos. Uma missão que assumiu através da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a igreja que Carlos Wizard Martins frequenta desde criança.

No aeroporto de Boa Vista já testemunhou aquilo em que se tornou a vida de muitos venezuelanos. “Às vezes chega uma família lá, o pai, a mãe, dois ou três filhos, e a funcionária diz ‘pode colocar a sua bagagem na balança’. A pessoa pega num saco de plástico, coloca em cima da balança e indica cinco quilos de peso. Eu penso: a vida inteira de uma família reduz-se àquilo”, partilha o empresário.

Carlos Wizard Martins divide o seu tempo atualmente entre as reuniões do grupo que preside, o Sforza, em São Paulo, e o trabalho com venezuelanos em Roraima e em Brasília, onde procura apoio político para as suas ações.

No ano passado, Carlos Wizard Martins estabeleceu um acordo com as maiores companhias aéreas brasileiras para que transportassem imigrantes para outras partes do país.

“Às vezes as pessoas dizem ‘mas no Brasil também temos pobres’. Não se pode comparar uma pessoa que está num estado de pobreza no Brasil com um refugiado. O refugiado não tem a quem recorrer”, lembra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório