Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sírio condenado a 12 anos de prisão na Dinamarca por planear ataque

Um cidadão sírio, requerente de asilo na Dinamarca, foi hoje condenado a 12 anos de cadeia por planear um ataque com explosivos e armas brancas, anunciou fonte judicial.

Sírio condenado a 12 anos de prisão na Dinamarca por planear ataque
Notícias ao Minuto

18:12 - 20/05/19 por Lusa

Mundo Terrorismo

Moyed Al Zoebi, de 32 anos, que segundo o tribunal municipal de Copenhaga no julgamento, teria agido a mando do grupo 'jihadista' Estado Islâmico, foi condenado em abril e a sentença foi proferida hoje por aquela instância judicial.

Al Zoebi negou todas as acusações e o seu advogado anunciou que vai recorrer da condenação.

O arguido tinha um cúmplice, Dieb Khadigah, que foi condenado pelo mesmo crime a seis anos e meio de prisão na Alemanha, em julho de 2017.

Segundo a investigação, Al Zoebi e Khadigah combinaram, pela Internet, encontrar-se a 16 de novembro de 2016 na capital dinamarquesa para planearem o ataque, que seria perpetrado numa zona não identificada de Copenhaga.

Khadigah foi detido na Alemanha quando tentava entrar na Dinamarca com uma mochila em que foram encontrados 17.000 fósforos, 17 baterias, fogo de artificio, duas facas de cozinha e seis intercomunicadores que Al Zoebi, residente no sul da Suécia, alegadamente lhe tinha encomendado.

Durante o julgamento, o tribunal considerou que o ataque não se concretizou porque Khadigah foi detido, mas que havia uma "evidente" tentativa de realizar um ato de terrorismo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório