Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Morreu ao atravessar a fronteira do Canadá para os EUA. Ia ver a filha

Autoridades acreditam que Wilson Reynoso Vega ter-se-à afogado ainda no lado canadiano.

Morreu ao atravessar a fronteira do Canadá para os EUA. Ia ver a filha
Notícias ao Minuto

19:16 - 20/05/19 por Fábio Nunes

Mundo EUA

Um homem de nacionalidade dominicana morreu ao tentar atravessar a fronteira do Canadá para os Estados Unidos para ver a sua filha. O Washington Post refere que Wilson Reynoso Vega viajou de Santo Domingo, na República Dominicana, para Toronto no mês passado. O seu objetivo era voltar a estar com a filha de 11 anos, que vive em Filadélfia com a mãe.

Wilson Reynoso Vega pagou a um contrabandista para atravessar a fronteira entre o Quebec e Nova Iorque, mas nunca chegou a pisar solo norte-americano. As autoridades acreditam que ele tenha ficado desorientado ao atravessar a floresta canadiana fria e escura. O seu corpo foi encontrado no dia 16 de abril.

A morte de Wilson Reynoso Vega acontece numa altura em que as autoridades canadianas estão a pedir à administração Trump ajuda para reforçar a segurança na fronteira e evitar o fluxo crescente de pessoas que pedem asilo para irem para os Estados Unidos.

O governo de Justin Trudeau quer encerrar pontos de entrada na fronteira com os Estados Unidos que não estejam a ser vigiados pelas forças de autoridade, mas os críticos consideram que essa medida não vai parar o fluxo de migrantes que tentam entrar em território norte-americano e na realidade só vai tornar o percurso mais perigoso.

“Empurram as pessoas para travessias que são ainda mais perigosas, e essa tem sido a experiência nos Estados Unidos, certo? E na Europa. Apenas leva a uma perda de vida”, lamenta Sean Rehaag, um professor que ensina imigração e lei de refugiados na Universidade de York em Toronto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório