Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Luxemburgo vai doar 100 mil euros para proteger floresta amazónica

O Governo de Luxemburgo anunciou hoje, por ocasião da visita do líder indígena brasileiro cacique Raoni, uma contribuição de 100 mil euros para proteção da floresta amazónica, de acordo com um comunicado oficial.

Luxemburgo vai doar 100 mil euros para proteger floresta amazónica
Notícias ao Minuto

17:54 - 20/05/19 por Lusa

Mundo Governo

"O meu Governo deseja propor uma contribuição financeira de 100 mil euros à Associação Forêt Virgo", disse o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel.

A contribuição será disponibilizada através de um fundo gerido pelo Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Climático e Sustentável de Luxemburgo.

Em viagem à Europa no mês de maio, o indígena brasileiro cacique Raoni tem alertado para o desmatamento na Amazónia.

O representante também está tentando arrecadar um milhão de euros para a proteção da Reserva do Xingu, no Brasil, área que sofre constantes ameaças de invasores e fazendeiros.

Depois de visitar Paris e Bruxelas na semana passada, o cacique Raoni fez uma parada no Grão-Ducado do Luxemburgo, país conhecido pelo peso significativo do setor financeiro em sua economia.

Desde 2015, o Luxemburgo vem aumentando sua posição no financiamento de projetos ligados a economia sustentável.

Assim, o país ocupa a primeira quota de mercado de obrigações verdes do mundo, graças à bolsa de valores que detém a primeira plataforma de valores dedicada a ativos sustentáveis, ecológicos e sociais, o Luxemburgo Green Exchange (LGX).

O Luxemburgo também reivindica 39% de participação no mercado europeu em fundos de investimento responsáveis, de acordo com a agência Luxemburgo para Finanças.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, também garantiu apoiar a causa indígena, após um encontro com Raoni, como parte do "compromisso com a biodiversidade e no âmbito da presidência do G7" este ano, segundo o Eliseu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório