Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Europeias. Britânico atira batido contra Nigel Farage em Newcastle

Nigel Farage é um dos principais rostos da campanha para a saída do Reino Unido da União Europeia.

Notícias ao Minuto

15:25 - 20/05/19 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Brexit

O líder do 'partido Brexit', Nigel Farage, não foi muito bem recebido esta segunda-feira em Newcastle, durante uma ação de campanha. Em pleno coração da cidade, o eurocético foi estrategicamente atingido com um batido.

O momento foi captado pelas objetivas do vários fotojornalistas que acompanhavam a sua campanha. Na galeria acima, disponibilizada pela Reuters, é possível ver o ataque ao político britânico, que é prontamente escoltado para dentro de um carro pelo dispositivo de segurança.

O manifestante que atirou o batido foi detido pela polícia ainda no local. O homem de 32 anos de idade, natural de Newcastle, justificou o ato em declarações ao site Metro. “É um direito protestar contra ele. O fel e o racismo que exala neste país é bastante mais prejudicial do que um batido em cima dele”.

Sublinhe-se que o partido ‘Brexit’ é a força política que lidera as intenções de voto nas eleições europeias no Reino Unido, sendo Farage, antigo líder do UKIP (Partido para a Independência do Reino Unido), um dos principais rostos da campanha para a saída do Reino Unido da União Europeia.

O político viu-se recentemente envolvido numa polémica. Segundo o exposto pela imprensa britânica, Farage terá recebido doações na ordem das 450 mil libras (512 mil euros) do empresário Arron Banks, um dos co-fundadores do grupo Leave.UE, grupo de oposição à permanência do Reino Unido na União Europeia. A doação não terá sido reportada ao Registo de Transparência do Parlamento Europeu.

Caso se prove infração das regras, o eurodeputado poderá enfrentar uma coima na ordem das 10 mil libras (cerca de 11,3 mil euros) e uma suspensão de dois a 30 dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório