Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Judeus ultraortodoxos em protesto afugentados por mulheres em sutiã

Pequeno momento de contra-protesto por parte de um grupo de mulheres foi captado pela BBC. Judeus ultraortodoxos protestavam contra a realização do festival Eurovisão durante o Shabbat.

Judeus ultraortodoxos em protesto afugentados por mulheres em sutiã
Notícias ao Minuto

15:03 - 20/05/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Israel

Os rabinos ultraortodoxos israelitas manifestaram-se este fim de semana contra a realização do festival Eurovisão e durante o Shabbat, dia de descanso, considerando tratar-se da "profanação" de um dia sagrado para os judeus.

Durante a manifestação, porém, um pequeno grupo de mulheres decidiu tirar as camisolas e expor a roupa interior, em forma de contra-protesto contra o movimento extremista. Conforme explica um correspondente da BBC em Telavive, a ação das mulheres afugentou prontamente os manifestantes religiosos.

Recorde-se que o certame musical realizou-se em Telavive no fim de semana, durante o período do Shabbat que se prolonga o pôr-do-sol de sexta-feira e o pôr-do-sol de sábado.

Para os judeus ultraortodoxos o dia sagrado e de descanso impede os crentes de trabalhar e de outras atividades, até de conduzir automóveis, sendo o dia dedicado à oração e ao estudo da Torah.

Os ultraortodoxos representam cerca de 10% da população de Israel e cumprem rigorosamente todas as indicações religiosas, incluindo a tradição do Shabbat.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório