Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Turquia lança operação para deter 249 pessoas acusadas de se infiltrarem

As autoridades turcas emitiram hoje mandados de detenção contra 249 pessoas no âmbito de uma investigação a alegadas batotas nos exames de recrutamento de pessoal para o Ministério dos Negócios Estrangeiros entre 2010 e 2013.

Turquia lança operação para deter 249 pessoas acusadas de se infiltrarem
Notícias ao Minuto

12:35 - 20/05/19 por Lusa

Mundo Ministério

Os suspeitos são acusados de estarem implicados em irregularidades nos exames de entrada para o ministério, que terão beneficiado simpatizantes do movimento de clérigo Fethullah Gülen, refere a procuradoria em comunicado hoje divulgado.

A investigação pretende confirmar se os suspeitos têm ligações à rede liderada pelo religioso muçulmano, que é acusado de ter orquestrado um golpe de Estado falhado em 2016, mas nega a acusação.

As autoridades turcas acreditam que a rede de Gulen tem infiltrado seguidores nos principais cargos de serviço público por meio de fraudes e batotas em exames.

A operação foi lançada em todo o país e, hoje de manhã, já levou à detenção de várias centenas de suspeitos.

Gülen, instalado nos Estados Unidos há cerca de 20 anos, é acusado pelo Presidente Recep Tayyip Erdogan de se estar a infiltrar nas instituições do Estado turco com o objetivo de o subverter.

Desde o fracasso do golpe de Estado de 2016, as autoridades perseguiram incansavelmente os seus partidários e lançaram purgas sem precedentes na história moderna do país.

Cerca de 55.000 pessoas foram presas e mais de 140.000 foram demitidas ou suspensas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório