Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Respirar na Cidade do México equivale agora a fumar 6,5 cigarros por dia

Dezenas de incêndios florestais deflagraram no México a semana passada, levando nuvens de fumo muito além das áreas queimadas.

Respirar na Cidade do México equivale agora a fumar 6,5 cigarros por dia
Notícias ao Minuto

09:31 - 20/05/19 por Sara Gouveia

Mundo Incêndios

Dezenas de incêndios florestais deflagraram no México nas passadas semanas e as nuvens de fumo foram muito além das zonas do fogo, tendo coberto centros populacionais como a Cidade do México, com 21 milhões de pessoas. Os responsáveis da cidade declararam estado de emergência e têm apelado às populações que se mantenham no interior das casas, evitando o exterior, pois os níveis de poluição aumentaram mais do que é considerado saudável para exposição humana.

As concentrações de PM2.5, partículas minúsculas que são produzidas durante qualquer combustão, atingiram um nível em que respirá-las é como fumar 6.5 cigarros, pois a concentração de PM2.5 no ar atingiu os 158 microgramas por metro cúbico, na terça-feira, dia 14.

As partículas PM2.5 são tão pequenas que facilmente se alojam nos pulmões, agravando problemas respiratórios, como a asma, e contribuindo para vários problemas de saúde.

Segundo uma análise feita por Richard Muller, um professor de Física da Universidade de Berkeley, na Califórnia, se uma pessoa for exposta a uma média de 22 microgramas por metro cúbico de PM2.5 isso seria o equivalente a fumar um cigarro por dia. Por isso se a concentração de PM2.5 for dividida por 22 consegue saber-se a equivalência de cigarros de simplesmente respirar o ar de determinada região.

No caso do dia 14 de maio na Cidade do México isso significou que era o equivalente a fumar cerca de sete cigarros por dia. Mas nos dias seguintes a concentração desceu para 143 microgramas ou cerca de 6.5 cigarros.

Por comparação, depois de os incêndios da Califórnia o ano passado, respirar em determinadas zonas daquele estado norte-americano era como fumar 13 cigarros por dia. E em novembro de 2017, num dia de muita poluição no ar em Deli, na Índia, respirar era o equivalente a fumar 45 cigarros num dia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório