Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Bar de Benidorm investigado por oferecer aluguer de anões para festas

Estabelecimento noturno defende que já não oferece o serviço mas porque "há muita gente com a cabeça fechada".

Bar de Benidorm investigado por oferecer aluguer de anões para festas
Notícias ao Minuto

16:18 - 19/05/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

O Ministério Público espanhol está a investigar um estabelecimento noturno de Benidorm por alegado crime de ódio para com pessoas que sofrem de nanismo.

De acordo com o El País, o pub Chaplin's, que organiza festas de despedidas de solteiro, teve durante anos um cartaz à porta, em inglês, onde se podia ler: "Quer alugar um anão?". Os serviços oferecidos seriam, alegadamente, de entretenimento para este tipo de festas, conforme atesta a imagem acima, que ainda pode ser encontrada no perfil de Facebook do bar.

Embora o serviço não seja recente, ou sequer inédito, as notícias indignaram a opinião pública, tendo o Comité Espanhol de Representantes de Pessoas com Deficiência (CERMI) reagido ferozmente. Segundo a associação, este tipo de negócio tem "efeitos diretos sobre todo o universo de pessoas com este tipo de deficiência", para além de que "aprofunda o estigma das pessoas com baixa estatura, que são tratados como palhaços".

"Imagine um menino ou uma menina que frequentem a escola ou que sejam adolescentes. Perceber que existe este tipo de espetáculo tem efeito na criação da sua própria identidade e na aceitação do seu corpo. E provoca dor. Sei isto porque tenho displasia óssea", acrescentou Jesús Martín Blanco, da CERMI.

Um dos sócios do estabelecimento, contactado pelo El País, indicou que "só tiveram um anão" ao serviço mas que acabaram por abandonar a ideia "porque há muita gente com a cabeça fechada". "Ele ganhava o seu salário, assim como aqueles que são empregados de mesa, porteiros ou aqueles que fazem porno. Isto existe em todo o lado nas despedidas de solteiros, é só procurar na internet e vai ver", atirou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório