Meteorologia

  • 19 JUNHO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 19º

Edição

Após escândalo, presidente austríaco pede eleições já para setembro

Vice-chanceler austríaco demitiu-se, este sábado, após serem noticiadas alegações de corrupção.

Após escândalo, presidente austríaco pede eleições já para setembro

O presidente da Áustria, Alexander van der Bellen, recomendou este domingo, que as eleições antecipadas sejam marcadas para o início do mês de setembro.

Estas eleições antecipadas acontecem na sequência de um escândalo de corrupção que abalou a extrema-direita austríaca, a dias das eleições europeias.

O governante, a falar a partir da sua residência em Viena, sublinhou a urgência em avançar com o processo para que o eleitorado possa reconstruir a confiança no governo. “Este novo começo deve acontecer rapidamente, tanto quanto a Constituição Federal permita, por isso apelo a eleições em setembro, se possível no início de setembro”, afirmou, citado pela Reuters.

O chanceler federal, Sebastian Kurz, líder do conservador Partido Popular Austríaco (ÖVP), dissolveu a coligação que mantinha com o partido de extrema-direita FPÖ porque o líder desta lista, Heinz-Christian Strache, e portanto número dois no governo, foi filmado por uma câmara oculta a conversar com uma mulher, alguns meses antes das eleições legislativas austríacas de 2017, sobre a possibilidade de um apoio financeiro e mediático ao FPÖ em troca da adjudicação de contratos públicos.

“Propus ao Presidente da República que as eleições legislativas sejam realizadas o mais rapidamente possível", afirmou Sebastian Kurz numa conferência de imprensa.

Os títulos alemães Süddeutsche Zeitung e Der Spiegel referiram, ainda, que o Heinz-Christian Strache, que já se demitiu do cargo de vice-chanceler, se encontrou com esta mulher por acreditar que esta teria ligações a um oligarca russo influente.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório