Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Urso-pardo ‘francês’ mata oito ovelhas em Espanha

Autoridades espanholas e francesas estão em alerta.

Urso-pardo ‘francês’ mata oito ovelhas em Espanha
Notícias ao Minuto

16:11 - 18/05/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Natureza

Por cá a visita de um urso-pardo apenas causou prejuízo a um apicultor, ao roubar-lhe 50 kg de mel, em Espanha o caso foi diferente Um urso-pardo reintroduzido numa área montanhosa nos Pirinéus franceses cruzou a fronteira e matou oito ovelhas no país vizinho, em Espanha, colocando as autoridades dos dois países em alerta.

Segundo escreve a BBC, trata-se de uma fémea da espécie, que dá pelo nome de Claverina. Nesta altura, o animal encontra-se a vaguear pelas montanhas de Navarra, depois de ter cruzado a fronteira de Bearne, no sudoeste de França.

Escreve ainda a BBC que as autoridades, quer espanholas quer francesas, procuram formas de encontrar Claverina, nomeadamente através da colocação de dispositivos de localização em algumas ovelhas que poderão tornar-se um alvo do urso.

Claverina e uma outra fémea, Sorita, são provenientes da Eslovénia e foram reintroduzidas  em Bearne em outubro do ano passado, uma vez que a população de ursos-pardo é reduzida naquela região. Além destas duas fémeas, há apenas dois animais, ambos do sexo masculino. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório