Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Vice-chanceler austríaco demite-se após escândalo de corrupção

O vice-chanceler austríaco, Heinz-Christian Strache, foi filmado a prometer a uma suposta sobrinha de um milionário russo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro.

Vice-chanceler austríaco demite-se após escândalo de corrupção

Um dia depois de dois jornais alemães terem divulgado que o vice-chanceler austríaco e líder da extrema-direita, Heinz-Christian Strache, foi apanhado, por uma câmara oculta, a prometer a uma suposta sobrinha de um milionário russo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro, o ministro renunciou ao cargo.

"Apresentei ao chanceler Sebastian Kurz a demissão das minhas funções de vice-chanceler e ele aceitou", disse Heinz-Christian Strache numa conferência de imprensa, assumindo que cometeu "um erro" que não quer que sirva de "pretexto para minar a coligação".

Heinz-Christian Strache, líder do partido de extrema-direita FPÖ e número dois do governo austríaco, formou Governo com o chanceler conservador Sebastian Kurz em dezembro de 2017. Anunciou a demissão este sábado, numa declaração onde garantiu estar de saída apenas para "evitar mais danos ao Governo" e alegou ter sido "vítima de um ataque político direcionado", através da utilização de meios ilegais.

Durante a mesma declaração, anunciou que o ministro dos Transportes, Norbert Hofer, irá substituí-lo.

As filmagens divulgadas esta sexta-feira terão sido gravadas alguns meses antes das eleições legislativas austríacas de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório