Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

'Atletas' competem no mundial de lançamento de aviões de papel

A cidade austríaca de Salzburgo acolhe hoje um campeonato do mundo de lançamento de aviões de papel, um dos brinquedos clássicos das crianças nos recreios das escolas, hoje nas mãos de atletas de 58 países.

'Atletas' competem no mundial de lançamento de aviões de papel
Notícias ao Minuto

07:01 - 18/05/19 por Lusa

Mundo Salzburgo

Cerca de 180 jovens de boa parte do mundo participam hoje numa competição que vai sagrar três campeões mundiais do lançamento de aviões de papel.

Selecionados em eliminatórias que decorreram em 58 países, muitos inscreveram-se "por acaso" e "por diversão" no evento organizado pela empresa austríaca Red Bull, muito ligada à promoção de atividades e competições radicais.

"O nível é impressionante, há participantes que lançam [os aviões] a 50 metros", disse à agência de notícias France-Presse Miraucourt Jonathan, de 24 anos, que representa França na "longa distância".

Qualificado com um lançamento de 35 metros "apenas", o jovem originário de Tahiti, estudante em Montpellier, é assaltado por uma dúvida de última hora, ao aproximar-se a final: e se estava errado na sua técnica de projeção sem impulso destinada a garantir a estabilidade do lançamento?

Desde a dobragem do papel até a torção do pulso que envia a máquina, cada equipa tem suas táticas. E os mais experientes não hesitam em partilhar dicas com os mais novatos, numa atmosfera que mais se assemelha a um acampamento de férias do que a uma verdadeira competição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório