Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Situação no noroeste da Síria está num "ponto crítico", alertam ONG

Dezenas de grupos humanitários internacionais disseram hoje que as condições do noroeste da Síria atingiram um "ponto crítico" e pediram o fim imediato dos combates.

Situação no noroeste da Síria está num "ponto crítico", alertam ONG
Notícias ao Minuto

13:01 - 17/05/19 por Lusa

Mundo Síria

Num apelo divulgado hoje, os grupos indicaram que a violência causou cerca de 180 mil deslocados nas duas últimas semanas.

Os confrontos entre os rebeldes e as forças governamentais, que eclodiram a 30 de abril, destruíram um cessar-fogo aplicado desde em setembro.

A violência forçou pelo menos 16 organizações humanitárias a suspenderem as suas operações na região, onde vivem três milhões de pessoas, adiantaram.

A organização não-governamental Médicos pelos Direitos Humanos disse que no último mês as forças do governo sírio e os seus aliados russos realizaram nove ataques a hospitais e outras instalações de saúde.

Segundo os grupos, pelo menos quatro postos humanitários claramente identificados foram atingidos.

As tropas sírias e os seus aliados têm vindo a avançar no noroeste da província de Hama e no sul da de Idlib para tentar ocupar territórios ainda controlados pelos grupos insurgentes.

A escalada atual na região é a mais grave desde que Moscovo, aliado do regime, e Ancara, que apoia alguns grupos rebeldes, anunciaram em setembro de 2018 um acordo sobre uma "zona desmilitarizada", que devia separar os territórios controlados pelos insurgentes das zonas governamentais e evitar uma ofensiva governamental na província de Idlib, o último grande bastião 'jihadista' no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório