Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Chefe da diplomacia iraniana em visita à China na sexta-feira

O chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif, desloca-se à China na sexta-feira para discutir "questões regionais e internacionais" com altos responsáveis chineses, noticiou hoje a agência oficial iraniana IRNA.

Chefe da diplomacia iraniana em visita à China na sexta-feira
Notícias ao Minuto

16:36 - 16/05/19 por Lusa

Mundo Javad Zarif

A visita ocorre num contexto de forte tensão entre Washington e Teerão e servirá, segundo a IRNA, para falar nomeadamente do acordo sobre o nuclear iraniano de 2015, do qual os Estados Unidos se retiraram unilateralmente há um ano, restaurando as sanções norte-americanas ao Irão.

Com a Alemanha, a França, o Reino Unido e a Rússia, a China é um dos parceiros do Irão que se mantiveram no acordo.

Membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e dispondo assim do direito de veto, a China é também um dos principais importadores do petróleo iraniano.

No final de abril, Pequim deu conta da sua "firme oposição" à imposição de sanções unilaterais ao Irão por parte dos Estados Unidos que a afetavam.

Seguindo uma política de "pressão máxima", Washington eliminou no início de maio as exceções que permitiam ainda a oito países, entre os quais a China, importar petróleo iraniano sem sofrerem consequências.

Em resposta à retirada norte-americana do acordo nuclear, o Irão deu, a 8 de maio, 60 dias às potências mundiais para se negociar um novo acordo nuclear, adiantando que em caso contrário retomará o enriquecimento do urânio.

Pequim apelou então para "todas as partes darem mostras de contenção, reforçarem o diálogo e evitarem uma escalada de tensões", considerando que "manter e aplicar o acordo (é) responsabilidade de todas as partes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório