Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

May anuncia data de demissão em junho após quarta votação ao acordo

A primeira-ministra britânica, Theresa May, pretende anunciar a sua demissão em junho, após a quarta tentativa para fazer passar o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), anunciou hoje o presidente do grupo parlamentar, Graham Brady.

May anuncia data de demissão em junho após quarta votação ao acordo
Notícias ao Minuto

15:48 - 16/05/19 por Lusa

Mundo Reino

Num comunicado, Brady diz que May está determinada em garantir o 'Brexit' e focada em submeter a proposta de lei sobre o acordo de saída, a sua aprovação e a consequente saída do Reino Unido da UE durante o verão.

Ambos concordaram encontrar-se após a votação "para acordar um calendário para a eleição de um novo líder do Partido Conservador", independentemente do resultado da votação.

May reuniu hoje em privado durante cerca de duas horas com o grupo parlamentar do partido Conservador, durante a qual terá sido pressionada para estabelecer a data em que pretende sair.

A líder conservadora já tinha anunciado a intenção de renunciar às funções antes do final do mandato, mas só depois de concluir o processo do 'Brexit'.

O governo anunciou a intenção de submeter aos deputados na primeira semana de junho, num dia ainda incerto, a proposta de lei de do 'Brexit' no parlamento, para conseguir pôr em prática o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

A votação vai acontecer numa semana com uma agenda política preenchida.

Na segunda-feira 03 de junho, o Presidente dos EUA, Donald Trump, inicia uma visita de Estado de três dias ao Reino Unido, na terça-feira o parlamento volta de férias, na quarta-feira têm lugar em Portsmouth as celebrações do 75.º aniversário dos desembarques dos aliados na Normandia que resultaram na vitória da II Guerra Mundial, que terão a presença de Trump, May e a rainha Isabel II, e na quinta-feira realiza-se a eleição parlamentar parcial no círculo de Peterborough.

A proposta de lei é o texto legislativo que aplica o Acordo de Saída e que estabelece os termos de saída do Reino Unido da UE, inicialmente prevista para 29 de março.

O governo qualificou como "imperativo" tentar aprovar a lei antes que o parlamento britânico suspenda os trabalhos para férias em julho, para garantir que o país sai da UE antes do prazo de 31 de outubro estabelecido pelo Conselho Europeu.

O Acordo de Saída negociado com Bruxelas já foi chumbado três vezes na Câmara dos Comuns, e negociações com o partido Trabalhista, principal partido da oposição, para encontrar um entendimento continuam sem um resultado positivo.

Hoje, o porta-voz do 'Labour' para o 'Brexit', Keir Starmer, vincou que o partido votará contra a proposta de lei se não existir um entendimento com o governo.

Se o documento não for aprovado, o governo May não poderá submetê-la de novo nesta legislatura, o que implica começar uma nova e ao mesmo tempo renovar o acordo com o Partido Democrata Unionista (DUP) da Irlanda do Norte.

É o DUP que garante a maioria parlamentar ao governo do partido Conservador, mas o partido tem-se oposto repetidamente ao Acordo para o 'Brexit' devido à solução para a Irlanda do Norte evitar controlos alfandegários na fronteira terrestre com a Irlanda, designada por 'Backstop', por vincular a província britânica a regras do mercado interno europeu, diferentes do resto do Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório