Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Boris Johnson anuncia candidatura contra Theresa May

O ex-ministro do Executivo de Theresa may vai desafiar a primeira-ministra na liderança dos conservadores.

Boris Johnson anuncia candidatura contra Theresa May
Notícias ao Minuto

14:22 - 16/05/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Reino Unido

Boris Johnson, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros britânico e um dos mais destacados defensores do Brexit, vai desafiar Theresa May na liderança dos conservadores britânicos, adianta a BBC.

Segundo aquela cadeia de televisão, terá sido num jantar de uma associação de seguradores que o político abordou o tema. "Claro que vou tentar", terá respondido, sobre uma eventual corrida à liderança do partido.

Boris Johnson esteve entre as figuras de proa que defenderam, no referendo de 2016, a saída do Reino Unido da União Europeia.

Posteriormente, já no Executivo de May, o conservador apresentou a sua demissão, justificando-a precisamente com a forma com o processo de Brexit estava a ser conduzido.

Saliente-se que Theresa May já tinha 'aberto a porta' à sua saída da liderança do partido, algo que aconteceria antes de uma eventual nova fase de negociações do Brexit.

Depois de 17 meses de negociação com a União Europeia, o acordo a que Bruxelas e Londres chegaram foi derrotado no parlamento britânico.

O Brexit, que era para ter ocorrido a 29 de março, sofreu novo atraso, com o intuito de evitar uma saída sem acordo.

É no próximo dia 3 de junho que o acordo de Brexit volta a ser votado pelos deputados. Espera-se mais uma sessão animada no parlamento britânico, com o extra de coincidir com a visita de Donald Trump ao país.

[Notícia atualizada às 14h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório