Meteorologia

  • 21 MAIO 2019
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

Vaticano forma equipa feminina de futebol. "Se perderem 30-0 não importa"

Têm a primeira partida agendada já para dia 26 de maio, frente à vizinha (e agora rival) AS Roma.

Vaticano forma equipa feminina de futebol. "Se perderem 30-0 não importa"
Notícias ao Minuto

12:14 - 16/05/19 por Pedro Filipe Pina 

Mundo Igualdade

O Vaticano criou a primeira equipa de futebol feminino da sua história. 

No tempo em que a importância da igualdade é cada vez mais realçada, a milenar instituição mostra-se atenta aos 'sinais' dos tempos e avança assim para um novo projeto.

A equipa de futebol feminino do Vaticano tem a partida de estreia marcada para o próximo dia 26 de maio - dia das eleições Europeias. Será frente à AS Roma, equipa vizinha, numa partida amigável em que o que importa menos é o resultado. 

"Se perderem 30-0 não importa. O que importa é que estas mulheres tenham oportunidade de conhecer atletas profissionais. Ganhem ou percam, isto também é sobre criar relações e amizades", explica ao The Guardian Danilo Zennaro, o responsável pela Sport in Vaticano, uma associação que se dedica a atividades desportivos na 'residência oficial' da Igreja Católica.

O mesmo dirigente explicou que há 48 anos que havia uma equipa masculina no Vaticano. Agora, há também uma congénere feminina.

As transferências de mercado da equipa são com a 'prata da casa'. 60% da equipa é composta por funcionárias do Vaticano. Outras 20% são filhas de funcionárias e as restantes 20% são esposas de funcionários. A craque, salienta o The Guardian, é a camaronesa Eugene Tcheugoue, que será a capitã e artilheira da equipa. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório