Há cerca de um mês, o mundo ficou em choque ao ver catedral de Notre-Dame, um dos monumentos mais famosos do mundo, a ser consumida pelas chamas. Emmanuel Macron não perdeu tempo a garantir que a catedral seria reconstruída e rapidamente se lançou um concurso internacional para que fossem apresentadas propostas para a reconstrução arquitectónica da catedral.
Segundo avança a imprensa francesa, vários têm sido já os projetos apresentados, havendo um deles que já mereceu destaque. O plano em questão sugere que se construa uma piscina no telhado da Notre-Dame, infraestrutura que foi totalmente consumida pelas chamas.
Recorde.se que aquando do lançamento do projeto, o primeiro ministro francês, Edouard Philippe, afirmou que o projeto teria que combinar a tradição com uma visão mais moderna e tecnológica, condizente com os tempo atuais.
A proposta apresentada é da autoria da empresa sueca Ulf Mejergren Architects, e visa abrir a porta da catedral às suas gentes.
Entre os restantes projetos, existe ainda uma proposta que sugere que se reconstrua em vidro o telhado da catedral, permitindo assim aproveitar ao máximo a luz solar. Este mesmo projeto, sugere que se crie um jardim no terraço.