Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Casa Branca aumenta resistência às investigações do Congresso

A Casa Branca está a intensificar a sua resistência às tentativas do Congresso de investigar o Presidente norte-americano, Donald Trump, e hoje notificou a Câmara dos Representantes que se recusa a cumprir pedidos de documentos e testemunhos.

Casa Branca aumenta resistência às investigações do Congresso
Notícias ao Minuto

07:04 - 16/05/19 por Lusa

Mundo Washington

Um advogado da Casa Branca, Pat Cipollone, enviou uma carta de 12 páginas ao presidente da comissão de Assuntos Judiciais, Jerrold Nadler, democrata eleito pelo Estado de Nova Iorque, onde classificou as investigações do Congresso como esforços para "assediar" Trump.

Mais adiantou que membros atuais ou antigos do Governo de Trump não vão ser autorizados a testemunhar e que este vai contestar as intimações que se anunciam com o aprofundamento das investigações do congresso à presidência e às finanças de Trump.

Cipollone avançou o que se tornou um argumento favorito entre os aliados de Trump: que o Congresso é um órgão legislativo, não judicial, pelo que não tem direito de fazer mais investigações.

"As investigações do Congresso visam obter informação para ajudar a avaliar potencial legislação, não para assediar opositores políticos nem para repetir, de forma não autorizada, investigações exaustivas sobre a aplicação da lei feitas pelo Departamento de Justiça", escreveu Cipollone.

O advogado adiantou que a Casa Branca só iria cooperar com o Congresso em pedidos estritos de Nadler se fosse explicada a intenção legislativa subjacente.

Nadler classificou os argumentos da Casa Branca como "ridículos", considerando que estavam a colocar o Presidente acima da lei.

Pela primeira vez, disse que a comissão estava a considerar seriamente a aplicação de multas "muito grandes" às testemunhas que faltassem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório