Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Construção de aeroporto perto de Machu Picchu gera revolta

O novo aeroporto permitiria trazer um maior número de turistas para a cidade inca, mas arqueólogos, historiadores e locais estão preocupados com os danos que a construção da infraestrutura pode causar noutras ruínas inca.

Construção de aeroporto perto de Machu Picchu gera revolta
Notícias ao Minuto

22:56 - 15/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Machu Picchu

Já arrancaram as escavações e a limpeza do terreno para a construção de um aeroporto em Chinchero, uma vila próxima de Machu Picchu. Este aeroporto passará a ser o que ficará mais próximo da principal atração turística do Peru e vai permitir que mais turistas possam visitar a cidade inca.

Atualmente, a maioria dos turistas que vai a Macchu Picchu aterra no aeroporto de Cusco, que tem apenas uma pista de aterragem e só tem capacidade para aviões com uma fuselagem mais estreita. No entanto, a construção deste novo aeroporto está a gerar polémica e revolta entre arqueólogos, historiadores e locais.

Como dá conta o The Guardian, a nova infraestrutura ficará em Chinchero, uma vila inca, e vai danificar e destruir outras ruínas incas. “Esta é uma paisagem construída. Há terraços e rotas que foram construídos pelos incas. Fazer aqui um aeroporto vai destruí-los”, realça Natalia Majluf, uma historiadora de arte peruana na Universidade de Cambridge.

“Parece irónico e, de uma certa forma, contraditório que aqui, a apenas 20 minutos do Vale Sagrado, o núcleo da cultura inca, queiram construir um aeroporto, exatamente no local onde está aquilo que os turistas vieram ver”, disse Pablo del Valle, um antropologista.

Neste momento já está a decorrer uma petição que vai pedir ao presidente peruano Martín Vizcarra para considerar relocalizar o aeroporto planeado para Chinchero.

Em 2017, 1,5 milhões de pessoas visitaram Machu Picchu, o dobro do limite recomendado pela Unesco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório