Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Guterres alerta para perigo do aumento da tensão entre EUA e Irão

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou hoje que o aumento da tensão entre os Estados Unidos da América e o Irão pode destabilizar uma região que é já muito "volátil".

Guterres alerta para perigo do aumento da tensão entre EUA e Irão
Notícias ao Minuto

19:52 - 15/05/19 por Lusa

Mundo ONU

Através do seu porta-voz, António Guterres salientou que está a acompanhar com uma "preocupação crescente" os recentes incidentes, incluindo a alegada sabotagem de quatro petroleiros no Golfo Pérsico, e o "endurecimento da retórica".

"É uma região muito volátil e acreditamos que um aumento da retórica e os incidentes só podem levar a uma maior desestabilização desta zona do mundo", disse o porta-voz, Stéphane Dujarric.

Os Estados Unidos ordenaram hoje a retirada de pessoal não essencial da sua embaixada no Iraque, um país onde o Irão tem uma forte influência e onde Washington diz ter detetado indícios de possíveis agressões iranianas.

Na semana passada, o Governo dos Estados Unidos decidiu enviar o porta-aviões USS "Abraham Lincoln" para o Golfo Pérsico, bem como o navio de assalto anfíbio USS "Arlington", mísseis 'patriot' e bombardeiros.

Por outro lado, o ministro da Defesa iraniano, Amir Hatamí, denunciou que os Estados Unidos lançaram "uma ofensiva contra o povo iraniano" e assegurou que as Forças Armadas estão preparadas para responder.

A tensão aumentou desde que Washington anunciou em abril o fim das isenções concedidas a oito países ou territórios para continuar a comprar petróleo do Irão.

Como resultado, as autoridades iranianas ameaçaram bloquear o estratégico estreito de Ormuz, por onde passa grande parte do petróleo mundial, se as sanções impedirem as suas exportações de petróleo, vitais para a economia do país.

"O secretário-geral pede que todos os atores exerçam o máximo de contenção e evitem qualquer escalada em face das altas tensões", disse o porta-voz de António Guterres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório