Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Jovens iranianos dançam 'Gentleman', apesar da reação negativa do governo

Porta-voz do parlamento do Irão pede responsabilidades ao ministro da Educação e a demissão dos diretores das escolas onde alguns dos vídeos foram filmados.

Jovens iranianos dançam 'Gentleman', apesar da reação negativa do governo
Notícias ao Minuto

20:33 - 15/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Irão

Vários vídeos de jovens iranianos a dançarem ao som da música ‘Gentleman’ de Sasy Mankan, um cantor iraniano que vive nos Estados Unidos, tornaram-se virais e já foram duramente criticados pelo governo de Teerão.

Segundo a agência EFE, um primeiro vídeo de alunos a dançarem ‘Gentleman’ originou uma série de outros vídeos, numa onda que só aumentou com a reação negativa das autoridades.

Um dos motivos pelos quais o governo iraniano reagiu de forma dura à proliferação destes vídeos na internet deve-se ao facto de a dança em espaços públicos ter sido proibida no Irão desde a Revolução Islâmica de 1979. Além disso, a letra da música de Sasy Mankan está longe de agradar ao regime conservador.

“Hey, está na altura de me dares um beijo, querida, mexe-te, mexe-te, mexe a cintura, dança”, canta Sasy Mankan.

O porta-voz adjunto do parlamento iraniano, Ali Motahari, já pediu responsabilidades a Mohammad Bathaei, o ministro da Educação, e pediu também a demissão dos diretores das escolas onde alguns destes vídeos foram filmados.

No entanto, Bathaei considerou que o vídeo original era falso e já pediu uma investigação a este caso. “Tenho a certeza que há um objetivo político por trás disto. O inimigo quer infligir danos e manchar a fundação da sociedade, que é a educação”, disse numa entrevista na televisão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório