Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Israelita acusado de cuspir no embaixador polaco foi detido

Um israelita foi detido por ter cuspido no embaixador polaco em Israel, indicou hoje a polícia israelita, numa altura de tensão nas relações entre os dois países.

Israelita acusado de cuspir no embaixador polaco foi detido
Notícias ao Minuto

12:34 - 15/05/19 por Lusa

Mundo Polícia

O diplomata, Marek Magierowski, encontrava-se no seu carro na terça-feira quando um homem se aproximou e cuspiu sobre ele, disse um porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld.

A imprensa israelita indicou que o incidente ocorreu durante o dia perto da embaixada da Polónia em Telavive.

O suspeito, um homem de 65 anos que vive em Herzliya, perto de Telavive, foi detido não muito longe da embaixada, adiantou o porta-voz. Deve ser presente ainda hoje a um juiz.

A embaixadora de Israel na Polónia, Anna Azari, foi convocada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros em Varsóvia devido ao incidente, disse Ewa Suwara, porta-voz do ministério.

O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, condenou na rede social Twitter a agressão, que considerou "racista".

"Não devemos nunca tolerar a violência contra os diplomatas ou qualquer outro cidadão", disse.

Michal Dworczyk, chefe de gabinete de Morawiecki, disse que o governo polaco espera que o agressor seja punido.

O porta-voz dos Negócios Estrangeiros israelitas, Emmanuel Nahshon, expressou "a máxima simpatia pelo embaixador e o choque sentido face a esta agressão".

O incidente ocorre num período de crispação nas relações entre Israel e a Polónia. Varsóvia anunciou na segunda-feira ter anulado uma visita de responsáveis israelitas devido à sua intenção de levantarem a questão da restituição de bens judeus confiscados após o Holocausto, um dossier considerado fechado por Varsóvia.

Em fevereiro, o chefe da diplomacia israelita, Israel Katz, ofendeu Varsóvia declarando a uma emissora israelita que "os polacos sugam o antissemitismo com o leite da mãe", levando a Polónia a boicotar uma cimeira prevista para Jerusalém de quatro países da Europa de Leste.

O ano passado, as relações entre os dois países atravessaram uma crise séria após a aprovação de uma lei polaca, que acabou por ser emendada e que Israel e os Estados Unidos viam como uma tentativa de impedir os sobreviventes do Holocausto de evocarem os crimes dos polacos contra eles.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório