Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

TV turca não transmite final de conferência da NBA por causa de Kanter

O poste dos Portland Trail Blazers foi acusado de ligações terroristas pela justiça da Turquia.

TV turca não transmite final de conferência da NBA por causa de Kanter
Notícias ao Minuto

19:26 - 14/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

Os Blazers garantiram este domingo a presença na final da conferência Oeste da NBA onde vão defrontar os Golden State Warriors, mas a importante série de jogos não vai ser transmitida pela televisão turca. Tudo porque Enes Kanter, poste turco, joga na equipa de Portland. Kanter é uma figura 'non grata' na Turquia e foi mesmo acusado de ligações terroristas pela justiça turca.

A decisão da S Sport, o canal que detém os direitos de transmissão dos jogos da NBA na Turquia, foi conhecida esta terça-feira, avança a Reuters.

Embora não seja uma surpresa, uma vez que desde que foi indiciado pelo tribunal não voltaram a ser transmitidos jogos das equipas do turco (até fevereiro representou os New York Knicks), não deixa de ser uma decisão com impacto. O basquetebol é o segundo desporto mais popular na Turquia, apenas atrás do futebol.

“Posso dizer claramente que não vamos transmitir a série entre os Warriors e os Blazers. Além do mais, se Portland chegar à final, esses jogos também não serão transmitidos… Esta situação não é sobre nós, mas é o que é”, sublinhou Omer Sarac, um dos comentadores dos jogos da NBA na S Sport.

Os fãs na Turquia ainda poderão ver os jogos da final da conferência Oeste na NBA TV, mas num serviço a pagar.

Enes Kanter é um crítico de longa data do presidente turco Tayyip Erdogan. Além disso, considera-se um aliado de Fethullah Gulen, que Erdogan acusa de ser o mentor de uma tentativa falhada de golpe de estado em julho de 2016. O clérigo Gulen, que vive nos Estados Unidos, sempre negou o envolvimento nessa tentativa de golpe de estado.

Kanter nega pertencer a um grupo terrorista, como é acusado, mas as autoridades turcas continuam a exigir a extradição do jogador a Washington.

O primeiro jogo da final da conferência Oeste da NBA tem lugar esta quarta-feira de madrugada e tem início às 2h da madrugada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório