Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Televisão russa entrevistou cantora de ópera… que morreu há quatro anos

O canal, que pertence ao Ministério da Defesa russo, tem sido alvo de piadas nas redes sociais. Já era conhecido pelas fake news.

Televisão russa entrevistou cantora de ópera… que morreu há quatro anos
Notícias ao Minuto

16:45 - 14/05/19 por Fábio Nunes

Mundo Insólito

Após a morte do polémico jornalista Sergei Dorenko, a estação televisiva Zvezda alegou ter falado com a cantora de ópera Elena Obraztsova que teria marcado presença no funeral. Segundo a televisão do Ministério da Defesa russo, a Zvezda citou a cantora de ópera que teria dito que Dorenko era um “jornalista independente” que ou “falava a verdade ou não falava de todo”.

O problema destas declarações de Elena Obraztsova é que a cantora lírica está morta desde 2015, como muitas pessoas no Twitter fizeram questão de referir.

A estação televisiva foi rápida a alterar a notícia original, atribuindo as declarações à filha da cantora. Mas acabou por decidir tirar a peça do ar, adianta a televisão independente Dozhd. Mas os pormenores rocambolescos das notícias da Zvezda não se ficam por aqui.

Notícias ao MinutoA cerimónia fúnebre de Elena Obraztsova no dia 14 de janeiro de 2015© Reuters

A peça da Zvezda dava conta de que o funeral de Sergei Dorenko teria acontecido este domingo, mas na realidade nem chegou a haver funeral. Foi cancelado a pedido de uma filha do jornalista que pediu a realização de mais exames ao corpo do pai.

Este caso não é uma novidade ou a exceção para a Zvezda. A estação televisiva do Ministério da Defesa ganhou uma reputação de produzir fake news nos últimos anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório