Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Infraestruturas petrolíferas na Arábia Saudita atacadas por drones

A Arábia Saudita disse hoje que veículos aéreos não tripulados atacaram um dos seus oleodutos e outras infraestruturas energéticas no reino, pouco depois de os rebeldes do Iémen terem reivindicado um ataque coordenado de 'drones' ao país vizinho.

Infraestruturas petrolíferas na Arábia Saudita atacadas por drones
Notícias ao Minuto

13:21 - 14/05/19 por Lusa

Mundo Riade

Numa declaração divulgada pela agência noticiosa estatal saudita, o ministro da Energia, Khalid al-Falih, referiu que os 'drones' atacaram uma estação de bombeamento de petróleo que abastecia um oleoduto que liga a sua Província Oriental ao porto de Yanbu, no Mar Vermelho.

O ataque causou um incêndio e "pequenos danos" e levou a empresa estatal Aramco a suspender o bombeamento de petróleo através do oleoduto, adiantou.

O organismo de segurança estatal do reino indicou também que dois locais de infraestruturas petrolíferas na grande região de Riade, em al-Dudami e Afif, foram alvo de ataques na mesma altura.

Antes, a cadeia televisiva al-Massirah, controlada pelos rebeldes Huthis no vizinho Iémen, divulgou uma "grande operação militar" contra alvos sauditas, "instalações vitais", com "a utilização de sete 'drones'".

A Arábia Saudita lidera uma coligação internacional que desde 2015 intervém militarmente no conflito no Iémen para ajudar o governo a combater os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão.

No domingo, "atos de sabotagem" ainda pouco claros afetaram quatro navios no Golfo, dois petroleiros sauditas, um norueguês e outro dos Emirados Árabes Unidos, segundo as autoridades deste país, aliado de Riade e que também integra a coligação que intervém no Iémen.

Responsáveis dos países do Golfo recusam dizer quem pensam ter sido o responsável pela alegada sabotagem, mas o incidente revela o aumento dos riscos numa região vital para o abastecimento global de energia e onde crescem as tensões entre os Estados Unidos e o Irão sobre o acordo nuclear da República Islâmica com as potências mundiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório