Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Steve Bannon tentou uma aliança com o FBI quando estava na Casa Branca

O incidente, considerado pouco habitual, foi abordado pela equipa de Robert Mueller mas não consta do relatório redigido pelo procurador especial.

Steve Bannon tentou uma aliança com o FBI quando estava na Casa Branca
Notícias ao Minuto

11:48 - 14/05/19 por Fábio Nunes

Mundo FBI

Quando era conselheiro de Donald Trump, ainda no primeiro mês da sua presidência, Steve Bannon reuniu-se com duas figuras de topo na hierarquia do FBI e tentou estabelecer uma aliança com a autoridade, avança o The Guardian. Bannon terá pedido a Andrew McCabe, então diretor adjunto do FBI, e a Bill Priestap, o diretor adjunto de contra-inteligência, para colocarem “para trás as suas diferenças” com a Casa Branca e disse-lhes que faziam todos parte da mesma equipa.

O encontro aconteceu um dia depois de Trump ter pedido a James Comey, então diretor do FBI, para lhe prestar lealdade.

A conversa entre Bannon, McCabe e Priestap foi incluída depois num relatório de McCabee e foi posteriormente abordada quando a equipa do procurador especial Robert Mueller falou com Steve Bannon, segundo fontes citadas pelo The Guardian. No entanto, o incidente não consta do relatório que Muller elaborou sobre a sua investigação relativamente à interferência russa nas eleições de 2016.

Não fica claro quais são as “diferenças” a que o então conselheiro de Trump se referia. Mas na altura deste encontro a equipa de Donald Trump estava a gerir as informações de que Michael Flynn, que era conselheiro de Segurança Nacional, tinha mentido ao FBI sobre a discussão de sanções com o embaixador russo nos Estados Unidos.

Analistas legais consideram que a conversa entre Bannon e os dois responsáveis do FBI é algo pouco habitual por parte de um conselheiro da Casa Branca, principalmente numa altura em que a administração Trump enfrentava escrutínio.

“Este é o tipo de conduta que arrisca acusações de obstrução à justiça. Não se fazem comentários públicos, não se contacta o FBI ou alguém do Departamento de Justiça sobre uma investigação pendente, e a razão é que esses contactos podem ser vistos como obstrução à justiça. Quando se diz ‘estamos todos na mesma equipa’, o que é que isso significa?”, questiona Richard Painter, advogado de ética da Casa Branca durante a presidência de George W. Bush.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório