Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Autoridades do Irão condenam ex-funcionária do British Council a 10 anos

A pessoa condenada a 10 anos de prisão no Irão por espionagem a favor do Reino Unido é uma antiga funcionária iraniana do centro cultural britânico (British Council), declarou hoje um porta-voz da autoridade judiciária, citado pela agência de notícias Mizan.

Autoridades do Irão condenam ex-funcionária do British Council a 10 anos
Notícias ao Minuto

14:46 - 13/05/19 por Lusa

Mundo Prisão

"Uma cidadã iraniana encarregada do departamento para o Irão do conselho cultural britânico, o British Council, cooperou com as agências de espionagem britânicas", disse Gholamhossein Esmaili, de acordo com a Mizan.

Esmaili disse que a mulher fez uma "confissão" e foi "condenada a dez anos de prisão".

De acordo com Esmaili, trata-se de "uma estudante iraniana que queria viver e estudar no Reino Unido e que, tendo sido contratada pelo British Council, viajou repetidamente para o Irão usando pseudónimos, estabelecendo ligações com grupos artísticos e de teatro".

Em maio de 2018, o British Council havia relatado a prisão no Irão de uma das suas funcionárias, Aras Amiri, uma estudante iraniana residente no Reino Unido, enquanto estava de visita à sua família.

"Estamos muito preocupados com relatos de pena de prisão para uma funcionária iraniana-britânica acusada de espionagem", referiu à agência de notícias francesa AFP o ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.

"Funcionários da embaixada britânica em Teerão estão em contacto com o Governo iraniano para obter mais informações", segundo o ministério.

Nos últimos anos, vários cidadãos iraniano-britânicos foram presos no Irão, que não reconhece a dupla cidadania.

O caso mais divulgado é o de Nazanin Zaghari-Ratcliffe, uma funcionária da Thomson Reuters Foundation presa em 2016 e condenada a cinco anos de prisão por participar em manifestações contra o regime e tentar derrubar o Governo iraniano, acusações que Nazanin sempre negou.

O British Council é uma rede de institutos culturais britânicos em 107 países e não tem representação física no Irão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório